Não serei o Táxi da Contabilidade…

O mundo muda numa velocidade muito grande. Estas mudanças acabam por impactar muitas profissões, umas até deixam de existir, outras são criadas. Este fenômeno atinge não só as profissões mais até mesmo setores de uma atividade econômica. Os exemplos estão por todos os lados no nosso dia a dia. Hoje discute-se o fim da profissão contábil entre outras, pois o mundo é cada vez mais dominado pelos Sistemas. A maior frota de veículos do mundo não é proprietária de um único veiculo, é Aplicativo – UBER.

Nestes dias 12 e 13, enquanto as crianças brincavam, eu e minha sócia Yamina Calmon participamos de um encontro inusitado na área da contabilidade, mais propriamente dizendo, um encontro entre 350 empresários da contabilidade de todo o Brasil, a NIBOCONFERENCE 2017 – O Futuro é aqui, não gosto dos “estrangeirismos”, mais enfim, estávamos lá, no Rio de Janeiro, no bairro do Flamengo, discutindo o presente e o futuro das empresas de contabilidade.

Participo de eventos na área da contabilidade desde 1978 – Gramado/RS, Conv.Nacional de Contabilidade. Participei de vários, estaduais, regionais, nacionais e internacionais – Conf. Interamericana de Contabilidade – México 1995. Eventos realizados pelo Sistema CFC/CRCs,outros pelo Sistema FENACON/SESCONs, outros por Universidades. Ajudei a organizar eventos e entidades que além de outras tarefas, como a representação da Classe Contábil, também organizam estes eventos – SESCAP/SESCON.

Confesso que andava meio cansado deles, pois acabam por esbarrar em lugar comum, as vezes. E olha que ainda tenho uns dois ou três para participar ainda este ano. Ufa é muito debate dos temas atuais e futuros da minha profissão, e área de negócios. Não tenho como fugir, pois por meio deles me reciclo profissionalmente e acabo por dar uma fugidinha, que ninguém é de ferro e passeio um pouquinho.

Mais foi neste dia de N S Aparecida que participei do mais interessante encontro de empresários da Contabilidade de toda a minha vida. Pude interagir com o Rob Nixon, dentre outros. O Rob é contador e palestrante Australiano e vem apresentando uma serie de novidades.

Dentre as suas dicas, ele diz mais ou menos assim, aqui vai de forma caricatural, pois a tradução me mata. “as empresas de contabilidade compõem um sistema que vive entre o sistema do governo e o sistema do grande universo das empresas em geral. Isto porque o governo ainda não tem uma forma de acessar os sistemas das empresas, pois o dia que o governo acessar os sistemas das empresas, os contadores e suas empresas de contabilidade serão descartadas”

Nesta historia eu prefiro ser UBER.

Camaçari 14 de Outubro de 2017.

Compartilhe: